CONHEÇA NOSSOS MEMBROS:
CONHEÇA NOSSOS MEMBROS:
Coordenador do Biófilo - Laboratório de Filosofia e Biologia. Professor de Filosofia no Instituto de Biociências da USP, vinculado ao Departamento de Genética e Biologia Evolutiva. Coordenador do Centro da Memória do departamento. Doutor em Epistemologia e História da Ciência pela Université de Paris 7 e doutor em Filosofia pela USP (co-tutela).
Doutoranda em Letras, sobre o livro "A expressão das emoções no homem e nos animais", de Charles Darwin, explorando o olhar literário de Darwin para as formas de vida.
Além disso, é co-criadora, roteirista e apresentadora do podcast "Vinte mil léguas".
Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas e Mestre em Ciências pela USP, atualmente doutorando em Ciências Biológicas (Biologia Genética), também pela USP, no Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos, com co-orientação no Biófilo. Atua primariamente nas implicações bioéticas de pesquisas envolvendo DNA antigo humano, contemplando ainda políticas de acesso a coleções museológicas/arqueológicas e diretrizes para pesquisa, com ênfase no contexto brasileiro.
Graduando em Ciências Biológicas (IB-USP), realizando iniciação científica sobre a vida e a obra do professor Oswaldo Frota-Pessoa, com foco em sua atuação no desenvolvimento do aconselhamento genético no Brasil e nas reflexões éticas que acompanham essa prática. A partir da análise de seu acervo pessoal e de outras fontes, a pesquisa busca contribuir para o debate contemporâneo sobre os limites éticos da genética e sua relação com a sociedade.
Prepara atualmente um projeto de doutorado no Biófilo, visando compreender melhor a categoria da eutanásia em animais não humanos utilizados em pesquisa. Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul); Mestre em Ciências (Fisiologia e Farmacologia - ICB/USP). Responsável pelo setor de endocrinologia e metabologia do Hospital Veterinário São Pedro e pela rede WeVets. Atua como palestrante e ministra aulas em programas de pós-graduação (lato sensu) do segmento veterinário.
Graduando em Ciências Biológicas pelo IB-USP, desenvolve uma pesquisa sobre as três principais vindas do professor Theodosius Dobzhansky ao Brasil e sua influência na consolidação da Síntese Moderna. O trabalho busca compreender como sua concepção evolutiva, apresentada em conferências publicadas em 1944, dialogou com a formação da genética e da biologia evolutiva no país, especialmente no antigo Departamento de Biologia Geral da FFCL-USP (atual Depto. de Genética e Biologia Evolutiva do IB-USP).
Graduando no Instituto de Biociências e colaborador do Biófilo através da disciplina Filosofia Para Ciências Biológicas e do Atelier de Traduções.
Seus principais interesses acadêmicos são ciência da complexidade e filosofia da informação.
Bacharela e licenciada em Ciências Biológicas pelo IB-USP. Atualmente, é professora de Ciências na rede municipal de ensino de São Paulo. Estagiou por dois anos no Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS), experiência que motiva a elaboração de seu projeto de mestrado em Ecologia, que aborda dilemas éticos nas intersecções entre conservação e bem-estar animal.